Paralelas que se encontram

As aventuras de uma carioca, um galego e um gato maluco na maior cidade da América Latina - e no primeiro blog galego-brasileiro!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O mundo está ficando chato

Está na capa da Folha de S. Paulo de hoje: foi aprovado o projeto de lei que proíbe o fumo em locais fechados e extingue os chamados fumódromos. Agora, em todo o Estado, para fumar um cigarro, só na rua mesmo. Concordo que fumar em restaurante, em shopping e em outros locais onde não-fumantes fiquem sujeitos à fumaça é uma tremenda falta de educação. Mas qual o problema em fumar no fumódromo? Pode parecer opinião de fumante indignado, mas não é, não. É que realmente acho uma idéia contraprodutiva - e não gosto dessa onda politicamente correta que tomou de assalto nossa vida nos últimos anos. Pegue como exemplo alguém que trabalhe em uma grande empresa, por exemplo. Se antes o cara levantava e ia fumar no espaço destinado a isso dentro da própria empresa, a partir de agora essa pessoa vai ter que sair da mesa dela, descer não sei quantos andares, passar pela catraca da empresa e ir até a rua. Agora multiplique isso pelo número de vezes que essa pessoa fuma ao longo do dia e veja o tanto de tempo que será perdido. E não, não se iluda pensando que o cara vai fumar menos, pois não vai. Se fumar menos, certamente ficará mais tenso, e aí caímos na contraprodutividade de novo. Eu não sou nostálgica, mas tenho uma ponta de saudades da época em que ficava cada um na sua, mas com alguma coisa em comum. Do jeito que a coisa anda, logo logo comer pastel na feira vai ser uma atitude condenável - afinal, vai saber o impacto ambiental que todo aquele óleo usado pode causar...

2 comentários:

Jacobo disse...

Eu concordo quanto aos fumódromos. Não faz sentido tirar um espaço reservado só para essas pessoas, sendo que o numero de fumantes nas empresas costuma ser significativo.

Mas discordo quanto a produtividade. O pessoal perde muito mais tempo fofocando e fazendo visitas desnecessárias ao banheiro. E passar a catraca 5 ou 6 vezes no dia para fumar pode ser uma boa forma para movimentar o corpo e evitar passar muitas horas com as pernas paradas. Além do mais, tem outras formas de relaxar no trabalho sem precisar entupir o sangue com nicotina.

De qualquer jeito, relaxa. Essa lei não vai vingar, é apenas uma forma de aparecer nos manchetes. De aqui a um mês ninguém fala, igual que aconteceu com a lei de marketing telefónico ou com as sanções aos motoristas bébados.

Crystal disse...

Vou ser bem má!

Eu queria que esta lei pegasse!

Sorry Fofolete