Paralelas que se encontram

As aventuras de uma carioca, um galego e um gato maluco na maior cidade da América Latina - e no primeiro blog galego-brasileiro!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Para não engordar...

Eu tenho uma mania um pouco obsessiva: procurar erros de português em coisas bestas do dia-a-dia, como o aviso da síndica no elevador do prédio ou o cartaz no portão da casa vizinha. Não que eu faça de propósito, maldosamente, para depois falar: "olha como fulano é ignorante". Eu juro que não é por aí. Juro. É uma coisa inconsciente mesmo. Às vezes lendo o jornal ou alguma revista acima de qualquer suspeita eu me pego analisando a construção da frase, o adjetivo escolhido em determinado trecho - nesse caso, não à procura de erros, mas simplesmente tentando me colocar no lugar do autor do texto e pensando como eu escreveria aquilo. Ai, coisa de gente maluca, eu sei. Às vezes me concentro para não fazer isso mas quanto me dou conta lá estou eu dando uma de maníaca mais uma vez. Enfim, num desses surtos eu me deparei com o papelzinho aí da foto. Ele veio embalando uma casquinha de sorvete de pistache, coisa singela. Antes que eu pudesse controlar meus instintos, já estava cutucando a pessoa ao lado e mostrando o absurdo (a pessoa no caso estava comigo, ok? Ainda não cheguei ao ponto de chamar um estranho para compartilhar com ele o papel do meu sorvete). Sei que pode parecer chatice de jornalista, mas, pelo menos nesse caso, não é. Repare na frase da foto e acompanhe meu raciocínio. Ok, a gente sabe que quem escreveu a frase estava querendo dizer que o sorvete é tão bom, mas tão bom, que chamá-lo de delícia é pouco. Mas do jeito que foi redigida, com essa virgulazinha aí no meio, ficou algo como: "Ai, uma sorveteria no meio do meu caminho. Estou de regime e não posso nem ver sorvete. Já sei, vou pedir uma casquinha pequena, tomara que tenha! Oba, tem sim, graças a Deus. Assim não passo vontade nem engordo. Pega aquela pequena ali pra mim, moça. É, a pequena, para eu não cair em tentação. Uma bola só está ótimo. Delícia, é pouco!"

p.s: Se você encontrar algum erro de português neste ou em outro texto, fique à vontade para comentá-lo.

Nenhum comentário: